Sobre Lorena

cidade de Lorena

Lorena é uma cidade brasileiro do estado de São Paulo, na Mesorregião do Vale do Paraíba. Sua população estimada é de aproximadamente 100.000 habitantes porém, segundo o IBGE, conta-se 82.770 residentes. Sua área que era de 470 km² passou a ser de 414 km² após a emancipação política de Canas-SP, seu último distrito. A densidade demográfica é de 211,4 hab/km².

História

A cidade teve sua origem num povoado construído no final do século XVII. Conhecida como Vila de Guaypacaré em 1705. Do ponto de vista administrativo, a freguesia foi criada em 1718 e o município em 1788. Lorena foi elevada a cidade em 1856. Conhecida pelas cidade das "palmeiras imperiais", recebeu a Monarquia Imperial Brasileira, desde, D.Pedro I, cujo caminho esta foi para a Proclamação da Independência, e em sua estadia plantou pessoalmente uma das palmeiras da conhecida Rua da Palmeiras. Depois recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'eu, que se hospedaram na suntuosa residência do Sr. Conde Moreira Lima.

Lorena ainda no auge dos tempos do café abrigou grandes fazendas com destaque as do próprio Conde Moreira Lima, Barão de Santa Eulália, Barão da Bocaina, Albano José, Capitão Leopoldo Marcondes, Cornélio João da Silva entre outros.

Economia

A Cidade de Lorena conjuga as melhores condições de desenvolvimento no estado de São Paulo. Lorena se destaca por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte)e por contar com a infraestrutura necessária para o suprimento de importantes matérias primas, bem como para o escoamento de produtos para o exterior.

Além de contar com excelente infraestrutura rodoviária e ferroviária, Lorena está estrategicamente localizada nas proximidades de 4 dos 9 principais portos do Brasil, quais sejam, Santos, Sepetiba, Rio de Janeiro e São Sebastião. O Porto de São Sebastião, o mais próximo porto de Lorena, recentemente iniciou processo de diversificação de produtos transportados com o início de exportação de automóveis e segundo dados da Dersa.

Adicionamente aos pontos acima, Lorena destaca-se por contar com uma unidade da Universidade de São Paulo - USP na área de engenharia e com mais duas universidades, FATEA e UNISAL, estas últimas mais voltadas notadamente para a área de humanas. A presença de três centros de ensino de excelência é, também, um fator de atração de novas indústrias.

Ainda dentro desse mote, insta salientar a qualidade do Curso de Direito da UNISAL de Lorena. No ano de 2008, Dados do prêmio "Melhores Universidades do País" da Editora Abril consideraram o Curso de Direito de Lorena um dos cinco melhores do Estado de São Paulo. Além do mais, o Curso de Direito foi agraciado com o notável selo de qualidade da OAB/SP chamado "OAB Recomenda", título bastante restrito e conferido apenas às melhores faculdades de Direito do Estado.

Por fim, como se não bastasse isso tudo, a turma de fomandos de 2008 do Curso de Direito aprovou 91% dos alunos na 1ª fase do Exame da OAB e 86% na segunda fase, índices que excederam o nível de aprovação de todas as outras faculdades de Direito de todo o Estado de São Paulo, o que mostrou cristalinamente os bons predicados do Curso de Direito da UNISAL de Lorena.

Em 12 de novembro de 2007 o Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), de São José dos Campos, anunciou que criará uma incubadora de negócios em Lorena para estimular o empreendedorismo na região do Vale Histórico.
A economia Lorenense tem mostrado grande recuperação, motivo pelo qual um grupo Paulistano implementará até o final de 2012 um condomínio fechado de alto padrão abrangendo 90 lotes residenciais.

Educação

A cidade de Lorena, possui um campus da USP, Universidade de São Paulo, onde está a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), antiga Faenquil, uma instituição de âmbito nacional com qualidade no ensino e no ramo das pesquisas nas áreas correlatas a Engenharia Química e suas vertentes, foi a pioneira no Pró-Alcóol. A cidade conta também com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Lorena, que está em mais de 20 países e apresenta o Curso de Direito reputado como um dos cinco melhores do Estado de São Paulo e também outra instituição de renome, qual seja: a FATEA, que quanto ao curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, possui o Selo 3 estrelas do Ranking Melhores Universidades do Brasil da editora Abril.

Em 2008 a cidade contará com mais de 5000(cinco mil) alunos na graduação levando-se em consideração o somatório das três escolas superiores.

No ensino médio conta com uma série de Escolas Técnicas estaduais e privadas abrangendo diversas áreas, com destaque para o Colégio Técnico com ênfase em química (COTEL), mantido dentro das instalações da USP.

Na educação básica Lorena se destaca entre as melhores da nação, superando índices considerados ideais pela ONU.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Lorena.

Blog do Guia da Cidade Lorena

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Lorena por email

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Piquete, Cachoeira Paulista, Canas, Silveiras, Cunha e Guaratinguetá.

Dados Principais sobre a Cidade de Lorena

Aniversário: 14 de Novembro
Fundação :
1788
Gentílico:
Lorenense
Área:
413.776 Km²
População
82.553 hab. (2010)
IDH 0,807 - elevado
Prefeitura Lorena

Brasão de Lorena
Brasão de Lorena

Bandeira de Lorena
Bandeira de Lorena

Vídeo sobre a cidade de Lorena
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Lorena

Mapa Lorena

 

Moradores ilustres de Lorena

 

   
  Sobre o EncontraLorena
Fale com EncontraLorena
Anuncie no EncontraLorena
Cadastre sua Empresa no EncontraLorena (grátis)


Termos EncontraLorena | Privacidade EncontraLorena


Bandeira de Lorena